Calculadora Online

Calculadora online para cálculos rápidos e fáceis de usar.


Uma Breve História das Calculadoras e sua Evolução

Quanto tempo passamos como espécie contando e contando números? Provavelmente desde que nossa espécie existe. Como fazíamos naquela época? Agora vamos dar uma olhada rápida em como a arte da aritmética evoluiu ao longo dos anos, de dedos e pedrinhas a computadores avançados que podem realizar cálculos complexos em menos de um segundo. Dedos e pedrinhas? Bem, este deve ser o método de cálculo mais antigo. História das calculadoras de bolso - quero dizer, qualquer dispositivo ou máquina capaz de facilitar e acelerar a execução de cálculos bastante complexos - Na verdade, começou por volta de 2500-2000 aC. Com a invenção do ábaco, o ábaco foi usado pela primeira vez na Suméria (atual Iraque) e no Egito. É uma moldura de madeira com bordas deslizantes em barras horizontais.

Séculos depois, no século 17, os ossos de Napier foram descobertos. Os ossos são bastões finos com tabelas de multiplicação escritas neles. Ajustar o alinhamento vertical das barras permite que os usuários leiam seus totais multiplicativos horizontalmente. Os ossos e o ábaco de Napier permaneceram em escritórios de contabilidade até o século 19, embora outras invenções analíticas tenham se seguido. No mesmo século 17, a régua de cálculo foi inventada. Consistia em um bastão deslizante para multiplicação rápida em escala logarítmica e permaneceu a calculadora de bolso até a década de 1980. Blaise Pascal também inventou sua calculadora Pascal em 1642. É o primeiro dispositivo desse tipo que pode realizar todas as quatro operações aritméticas sem depender da inteligência humana. Usava rodas dentadas e era considerado muito engenhoso, mas era difícil de fabricar, então poucos foram produzidos.

Então, em 1850, Thomas de Colmar introduziu a calculadora aritmética de quatro funções, a primeira calculadora mecânica considerada robusta o suficiente para o uso diário. Após sua invenção, as calculadoras mecânicas rapidamente se tornaram populares e podiam realizar todas as quatro operações aritméticas com rapidez e precisão. O maior problema com todos esses dispositivos é que eles geralmente são grandes e pesados. Este problema de tamanho foi resolvido em 1948 com a calculadora pequena inventada por Curt Herzstark. Uma engenhosidade impressionante para a época, era pequeno o suficiente para segurar na mão, capaz de realizar todos os quatro cálculos aritméticos com rapidez e precisão, e alguns modelos podiam exibir respostas para 15 dígitos (se alguém considerar , que era um pé verdadeiramente notável no tempo) ). O iPhone 6 Plus mostra respostas de 16 dígitos no modo científico! ). Foi o melhor e último computador mecânico.

À medida que a eletrônica se tornou mais importante, vários tipos de calculadoras foram desenvolvidos, começando com o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) em 1946, milhares de vezes mais rápido que os computadores eletromecânicos, mas usando quase 18.000 tubos de vácuo. , ocupa uma grande área e consome tanta eletricidade quanto uma cidade pequena. As calculadoras eletrônicas continuaram a ser inventadas das décadas de 1960 a 1970, à medida que os tubos de vácuo foram substituídos por termotrons, depois transistores de estado sólido e, finalmente, microchips, com cada novo produto tentando melhorar o tamanho. , consumo de energia, poder de processamento e custo. Na década de 1980, as calculadoras de bolso tornaram-se mais compactas, alimentadas por células solares ou baterias de botão, apresentavam uma ampla gama de funções e eram muito baratas.

As calculadoras específicas da indústria, que podiam realizar cálculos mais complexos e avançados e foram adaptadas às necessidades de suas respectivas indústrias, apareceram pela primeira vez na década de 1980. O uso generalizado de PCs e laptops na década de 1990 foi acompanhado pelo desenvolvimento de telefones celulares com calculadoras embutidas. Desde então, os telefones evoluíram e as calculadoras sempre foram um recurso dos telefones celulares. Com smartphones modernos, você pode até baixar algumas dessas calculadoras mais especializadas como um aplicativo. A calculadora 'burra' não perdeu relevância apesar da prevalência de smartphones com calculadoras, pois ainda é a preferida por quem trabalha com grandes números regularmente e é o único tipo de computador permitido.